Primeira Romaria Nacional Quilombola será realizada em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

O Santuário do Bom Jesus da Lapa juntamente com a Paróquia São João Batistas e lideranças das comunidades quilombolas locais e nacionais realizam no próximo dia 16 de novembro, a Primeira Romaria Quilombola em Bom Jesus da Lapa, com o tema: “Aos pés do Bom Jesus encontramos força e renovamos nossas esperanças”.

Primeira enquanto promoção da Igreja, mas historicamente houveram outras concentrações de quilombolas aos pés do Bom Jesus. “O dia 16 de novembro será um grande encontro de fé e manifestação da religiosidade popular do povo negro. Toda a programação acontecerá no Santuário do Bom Jesus com a participação de diversas comunidades do Brasil que já estão confirmando presença. Teremos também algumas representações religiosas e civis ligadas ao movimento negro no Brasil”, afirma o  Pe. Marcos Silva, CSsR.

“Será um marco na romaria de Bom Jesus da Lapa que tem crescido a cada ano. Mais uma romaria entra no calendário e com certeza dela nascerá muitas outras ideias e iniciativas para o bem do povo de Deus”, destaca o religioso.

As comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa são anfitriãs desse evento, por isso nas semanas que antecedem a romaria estão sendo de  articulação e organização para deslocamento e participação do maior número possível de pessoas.