Professores ocupam plenário da Câmara de Bom Jesus da Lapa para acompanhar leitura de projeto de aumento salarial

0
GrupoSCosta-350x250px

Representantes sindicais, juntamente com uma parcela dos professores  que integram a rede municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa se reuniram na manhã desta quinta-feira(10) no plenário da Câmara de Bom Jesus da Lapa,  durante sessão ordinária,  para reivindicar os direitos referentes ao reajuste do piso salarial estabelecido pelo Governo Federal e acompanhar leitura de leitura de projeto de aumento salarial. A categoria utilizou faixas e cartazes para chamar a atenção dos vereadores.

Os professores cobraram o aumento salarial de 33,24% do piso nacional do professor estabelecido pelo Governo Federa. Segundo os representantes  até o momento o valor não foi repassado.

BahiaFArmShow-350x250px

Durante a sessão, foi lido pela Mesa Diretora o Projeto de Lei que “Dispõe sobre o reajuste dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa”, encaminhado pelo Poder Executivo, com um reajuste de 10,6% para os servidores que não exerçam a função de docência, equivalente a inflação acumulada do ano de 2021, e os professores que recebem acima do piso salarial para o ano de 2022, o percentual de aumento proposto também é de 10,6%. Já os professores que recebem abaixo do piso nacional, para o ano de 2022,  o percentual de reajuste será de 33,24%.

Na justificativa, a gestão municipal afirmou, que esse é o reajuste possível para a categoria da educação, dentro das possibilidades orçamentárias do município, para o  que não seja excedido o gasto com limite pessoal que é de 54%, conforme estabelece a  lei de responsabilidade fiscal.

No uso da fala, o presidente da Casa, Eduardinho Filho afirmou, que o projeto será analisado pelo vereadores. “[…] ainda vamos analisar[ o projeto], já que nós estamos aqui para votar a favor do povo, de todas as classes”. Já os representantes dos sindicatos, afirmaram que se o reajuste proposto pelo Governo Federal não for cumprindo voltarão realizar manifestações.