Projeto Formoso: Licitada há mais de dois anos, 76 Km de estrada espera autorização da Codevasf para iniciar obras

1
GrupoSCosta-350x250px

O perímetro de irrigação do Projeto Formoso, administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) localizado no município de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, passou a ser reconhecido como o maior produtor de banana do Brasil, no entanto a realidade vivida pelos produtores diante da falta de infraestrutura passa despercebida pelo Poder Público. Mesmo sendo o maior gerador de riquezas do município, contribuindo com quase metade do PIB os produtores vivem com a ausência de boas estradas.

“Em 2015 foram licitados 76 km de estradas, no entanto já vai mais de dois anos que a obra não começa, esperando só a autorização da Codevasf para essa obra começar. Em julho o pessoal da empresa que iria fazer a obra veio aqui e teve que voltar para Salvador, estão esperando”, disse uma das representações.

BahiaFArmShow-350x250px

Os produtores cobram mais atenção das representações municipal, estadual e federal. “Foram feitas algumas melhoras pelo Distrito em alguns pontos, só que não resolve. É muita poeira e buraco, e quando chegar a chuva vai ser da mesma forma, teremos prejuízos para transportar a produção”, pontuam.

De acordo a Superintendência da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, “a  licitação foi realizada. No entanto foi contingenciado o recurso orçamentário. A Codevasf depende da liberação dos recursos por parte do Governo para emitir a Ordem de Serviço.

A informação passada é de que o Superintendente está fazendo gestões junto ao Ministério e representações para que os recursos sejam liberados o mais rápido possível. “Vale acrescentar que nos anos 2014 e 2015 foram investidos pela Codevasf R$ 6 milhões e recuperados 132 km de estradas no perímetro. Essa nova licitação irá recuperar os 76 km restantes”, destaca.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.