Referência na produção de banana, Perímetro Irrigado do Projeto Formoso recebe visita de Estudantes de Agronomia da UESC

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Na última terça-feira, 16 de maio, um grupo de 41 estudantes do 5º ao 9º semestre do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC,  acompanhados pelas professoras Adriana Ramos e Solange França, conheceram a estrutura do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia.

BahiaFArmShow-350x250px

O principal objetivo da visita foi  proporcionar aos universitários a oportunidade de conhecer o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, considerado uma referência nacional na produção de banana, e o  funcionamento do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), sua infraestrutura e gestão, com destaque para os sistemas de captação, condução e distribuição de água aos lotes.

Os alunos foram recepcionados pelo  Gerente Executivo do DIF,, Enderson Souza; a gerente de Recursos Humanos Stefanie e do vice-presidente do Sindicatos dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Nelson Estevão.

No auditório do DIF,  foi realizada uma apresentação para os estudantes sobre o histórico, as características dos irrigantes, a área em produção, dentre outras informações técnicas.  Na sequência, o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, que é engenheiro agrônomo, explicou sobre o cultivo da banana e citros do projeto de Irrigação Formoso.

Além da parte teórica, sobre o Perímetro Irrigado, os acadêmicos também realizaram uma visita de campo,  conhecendo a captação de Bombeamento e um lote de produção de laranja.

Conheça um pouco da UESC

O  Campus da  Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está localizado na  região  do Sul da Bahia, em Ilhéus, e propõe uma ação participativa na linha de extensão nas áreas da agropecuária, geografia e meio ambiente, dentre outras áreas. E tem como intuito formar profissionais com visão sistêmica da realidade social, agroecológica e econômica do setor agropecuário nacional, em especial no que concerne a região onde está inserido no território baiano, a Costa do Cacau e ao ambiente florestal que o circunda, a partir de conhecimentos técnico-científicos e de reflexões críticas procura-se priorizar a relevância social, a sustentabilidade ecológica e econômica na recomendação de tecnologias apropriadas aos cultivos.

A cada semestre a instituição promove viagens para os alunos de agronomia, em diferentes regiões da Bahia para agregar conhecimentos técnicos/práticos sobre as realidades agrícolas locais e sobre os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula.  Esta é a segunda vez que alunos de agronomia da instituição visitam o DIF.

O Distrito de Irrigação Formoso além de grande produtor de frutas é um grande incentivador do desenvolvimento econômico sustentável e social da região. Por isso, está de portas abertas para possibilitar que estudantes conheçam a estrutura do Formoso como referência no Brasil e tenham acessso as informações que contribuem para que se tornem profissionais de sucesso é acreditar no potencial desses jovens que também contribuirão para uma agricultura forte em todo país.