Romaria 2020: Com procissão e missa, romaria virtual de Nossa Senhora da Soledade é encerrada em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Desde do ultimo dia 8 de setembro a cidade de Bom Jesus da Lapa vivenciou a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, evento religioso que em anos comuns reúne mais de 300 mil romeiros vindos de todas as partes do país. Este ano em virtude da pandemia do novo coronavírus, a edição de 2020 da romaria aconteceu de forma virtual, através da internet, e não contou com participação  romeiros e fiéis. Assim também foi a Romaria do Bom Jesus.

O encerramento da romaria da Soledade, aconteceu na tarde desta terça-feira (15) com a procissão motorizada, antes a imagem da santa era carregada pelos Romeiros e devotos, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Soledade, que percorreu ruas e avenidas da cidade. Em seguida  na Esplanada do Santuário do Bom Jesus, a missa de encerramento teve como celebrante o Bispo de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, e foi presidida pelo Bispo da Janaúba/MG,  Dom Roberto José da Silva.

Reprodução

Foram sete dias de preparação, que representaram as “7 dores sofridas por Maria no massacre ao seu filho. Ou seja, sofrimento que levou a vitória final. Mostrando que não há vitória sem luta, não há conquista sem desafios(cruzes)”. Esse período foi marcado por várias missas e momentos de devoção dos romeiros, que assistiram a romaria em casa.

BahiaFArmShow-350x250px

A Romaria de Nossa Senhora da Soledade está entre uma das três mais aguardadas e que mais reúnem pessoas, peregrinos de diversas partes do país.  De acordo com o Santuário, para os romeiros que visitam Bom Jesus da Lapa para participar do evento, a  romaria de Nossa Senhora da Soledade é uma forma de agradecer e manter viva a chama da fé.

Diferente do ano passado,  que o  número de participantes da procissão e na celebração na Esplanada do Bom Jesus da Lapa, chegou a mais de 50 mil pessoas, na edição de 2020 que foi de forma virtual, o Santuário orientou os  devotos a ficarem em  frente às suas casas, aguardando a passagem da imagem da padroeira, como medida de prevenção a Covid-19.

A carreata passou pelas ruas da cidade e foi transmitida ao vivo pelos meios de comunicação através das redes sociais,  pela TV APARECIDA e pela TV PAI ETERNO.