Romaria 2021: Grupo de ciclistas encara 645 km de Ilhéus  até o Santuário do Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Com informações do Blog do Gusmão

Foto: Blog do Gusmão

Um grupo de ciclistas formado por 8 pessoas deixou a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã deste sábado(31), a caminho de Bom Jesus da Lapa, na região oeste. É a 31ª edição da Rota da Peregrinação.

A viagem, de 654km, iniciou ás 6h tendo como ponto de partida a Catedral de São Sebastião, onde ás 5h30 o grupo fez rezas e orações.

BahiaFArmShow-350x250px

A previsão de chegada em Bom Jesus da Lapa é no final da tarde da próxima terça-feira(3). A viagem acontece de maneira “raiz”, sem apoio de carro ou moto. Os participantes levarão apenas o básico do vestuário na mochila.

Devido à pandemia do novo coronavírus, que impôs recomendações sanitárias, neste ano o grupo decidiu realizar a viagem com menos pessoas. Segundo os participantes, os objetivos da viagem são agradecer e pedir ao Bom Jesus pela boa saúde de todos. Na volta, o grupo retornará a Ilhéus de ônibus ou de carro.

De forma virtual, pelo segundo ano consecutivo,  a 330º Romaria do Bom Jesus da Lapa começou no dia 28 de julho e segue até o dia 6 de agosto, onde durante os 10 dias da romaria, que  inclui missas diárias e homenagens aos romeiros no santuário do Bom Jesus da Lapa, o município, reconhecido como capital baiana da fé, deve receber poucos visitantes  devido a  pandemia.

Localizado às margens do Rio São Francisco, Bom Jesus da Lapa é um dos principais ícones do turismo religioso na Bahia, já que antes da chegada do novo coronavirus a cidade  recebia uma média de  2,5 milhões de romeiros por ano.