SAAE de Bom Jesus da Lapa  realiza palestra alusiva ao Outubro Rosa

0
GrupoSCosta-350x250px
Outubro rosa: o SAAE de Bom Jesus da Lapa abraça essa causa!

Em alusão à Campanha Mundial do Outubro Rosa, o SAAE de Bom Jesus da Lapa  recebeu, na manhã  desta sexta-feira, 16 de outubro, a Enfermeira Adriana dos Santos Lima, que proferiu palestra sobre o tema da campanha para as servidoras da Autarquia. O encontro foi realizado no auditório da instituição.

Em sua explicação  Adriana trouxe a contextualização histórica da evolução dos cuidados com a saúde da mulher e a importância da atenção de forma integral: saúde física, psicológica e social.

Foi também um momento de reflexão sobre a saúde feminina como base para a saúde de toda família e que apesar de o “Outubro rosa” chamar atenção para o câncer de mama é preciso também estarmos atentos a outros cânceres que acometem milhares de mulheres em todo o mundo , como o câncer do colo do útero.

BahiaFArmShow-350x250px

A enfermeira finalizou a palestra, destacando para as servidoras do SAAE da importância de realização do exame de mamografia com regularidade, a prática de exercícios físicos e o cuidado com a alimentação, evitando abusar de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares, sódios, atitudes simples que podem trazer benefícios importantes para um estilo de vida mais saudável.

Números – Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres no Brasil, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Estima-se 66.280 casos novos da doença para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Na Bahia, a projeção aponta 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 em Salvador.