Segurança em Foco: Distrito de Irrigação Formoso realiza treinamento de atualização de NR 12

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O Distrito de Irrigação Formoso (DIF) e Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, em parceria com o SENAR, realizaram de 8 a 10 de maio, o curso NR 12: Segurança em Máquinas e Equipamentos, voltado para segurança dos colaboradores do DIF e Codevasf, possibilitando que profissionais que atuam na operação e manutenção do Perímetro possam conhecer as medidas de prevenção e implementação das ações de controle em situações de emergência, de acordo com a Norma Regulamentadora, a fim de garantir a segurança e integridade desses colaboradores em seus ambientes de trabalho.

BahiaFArmShow-350x250px

A capacitação tem o objetivo de qualificar a equipe de operadores de máquinas, e preparar esses profissionais para situações adversas no dia a dia do trabalho, e foi ministrado pelo professor Ricardo Otávio Costa Santos, com o apoio total do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.

De acordo a coordenação do Sindicato dos Produtores Rurais, o DIF é um parceiro fundamental para as ações do Sindicato e sempre prezando pela melhoria das suas atividades para os produtores do perímetro, nos solicitou esse curso onde conseguiu capacitar 15 profissionais na Norma Regulamentadora nº 12 que tem a finalidade de garantir a segurança dos trabalhadores que montam e operam diferentes tipos de máquinas no ambiente de trabalho. “Seu principal objetivo é garantir a integridade física do trabalhador e prevenir doenças ocupacionais”.

Segundo o DIF, a importância desse treinamento consiste em preparar os colaboradores para lidar com os riscos envolvidos na operação de máquinas e equipamentos, como quedas, cortes, esmagamentos e choques elétricos. “Capacitando os participantes no processo de mapeamento de riscos, em adotar medidas preventivas para evitar acidentes e usar corretamente os dispositivos de proteção”.

Ademais, o treinamento proporciona conhecimentos sobre princípios básicos de segurança, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a importância da manutenção preventiva e a identificação de situações de risco. “Os colaboradores também aprenderam procedimentos específicos para cada tipo de máquina ou equipamento, como a partida correta, a parada, o manuseio e os ajustes necessários”.

A implementação do treinamento NR12 é fundamental para proteger a vida e a integridade dos colaboradores, além de evitar danos aos equipamentos e garantir a continuidade das operações. Isso reforça o compromisso do Distrito com a segurança do seu colaborador e a responsabilidade no ambiente de trabalho.”  Ascom DIF

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui