Sem chuva, Rio São Francisco continua baixando em Bom Jesus da Lapa e chega ao final do mês de dezembro com a pior cota dos últimos quatro anos 

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Sem chuvas  a estiagem se intensifica e o nível do Rio São Francisco  continua baixando em Bom Jesus da Lapa. Neste domingo, 24 de dezembro,  a cota do rio marcou  2,76 metro(m), a menor  marca dos últimos quatro anos para o período, conforme acompanhamento  feito pelos site Notícias da Lapa com base nos  dados da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM),  instalada na ponte Gercino Coelho.

BahiaFArmShow-350x250px

No ano passado, neste mesmo período, o nível do Velho Chico já estava acima dos 6 m(relembre aqui).  De acordo levantamento, desde o ano de 2019 que o nível do rio chega ao final de dezembro  acima dos 3 m.

O Rio São Francisco além de cartão postal, é também fonte de renda e alimentação para muitos ribeirinhos que dependem das suas águas para pescar e plantar. Se as chuvas demorarem a cair, o cenário pode se tornar ainda mais grave.

Com o rio baixo a navegação também pode ficar comprometida para embarcações maiores, que  podem encalhar em bancos de areia.