Sexta-Feira da Paixão: Fé e superação se misturam durante subida do morro do Cruzeiro do Santuário do Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Estreito e tomado de curvas é o caminho. Com marcas, detalhes de muitos passos, de fé, força e fôlego para subir o morro do Bom Jesus da Lapa. Logo na primeira hora de sol da manhã desta sexta-feira(29) centenas  de fiéis se reuniram  em grupos para relembrar os passos lacrimosos de Jesus, onde uma multidão acompanhou a Via Sacra(veja vídeo).

Há dois caminhos, embora ambos levem ao topo do morro, onde é o ponto principal dos fies, o encontro do cruzeiro, simbolizando a última estação da Via Crucis (caminho da cruz). Logo, às 08h os dois trajetos já estavam com uma  grande quantidade de gente que subia, e outros que desciam.

Mesmo com muitos desafios para subir, crianças e adultos, homens e mulheres, caminham, apoiando um nos outros, nas paredes de pedra, outros se agachando para suportar o cansaço, acreditando que o esforço será recompensado no final do percurso. Logo

BahiaFArmShow-350x250px

A tradição é muito antiga, desde os primeiros peregrinos que vieram para Lapa, motivados pelo fundador, Francisco de Mendonça Mar. São 332 anos de descoberto o Santuário. Representando um ponto de encontro, de fortalecimento da fé, considerando que a montanha na Bíblia foi sempre o lugar de encontro com Deus, e na Sexta – feira Santa ganha uma motivação a mais, de penitencia e  expiação dos pecados, por tudo que o Bom Jesus passou.

Banhado pelo Rio São Francisco, o Santuário do Bom Jesus atrai milhares de fiéis todos os anos, concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, em função disso, a cidade de Bom Jesus da Lapa é conhecida como a Capital Baiana da Fé.