Vereadores solicitam  instalação  de um Banco de Sangue em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Para  atender as necessidades de Bom Jesus da Lapa, como também reduzir os desgastes enfrentados pela população quanto ao deslocamento feito para realizar a doação, a Câmara Municipal de Vereadores  aprovou, por meio do requerimento Nº 030/2023, de autoria dos vereadores Euler Nogueira(PSD) e Eduardinho Filho(PP),  que  solicita ao prefeito Fábio Nunes e ao  Governador da Bahia,  Jerônimo Rodrigues  a “construção e instalação da sede própria de um Banco de Sangue – Unidade de Coleta e Transfusão – UCT”.

BahiaFArmShow-350x250px

Justificando a solicitação, o vereador Euler Nogueira destacou que com a instalação das UTls Adulto, que atualmente  rodam em média com 300 diárias mensais, Uti Neo com 290 diárias mensais, e realizando ainda 1.420 partos anuais, e 1.320 cirurgias entre eletivas e de Urgência anualmente, o município de Bom Jesus da Lapa precisa de uma sede própria  de um Banco de Sangue.

O parlamentar ressaltou ainda, que a  unidade de banco de sangue mais próximo fica em Guanambi e ou Barreiras, “em nossa unidade Hospitalar conta com uma Unidade Transfusional que apenas reserva bolsas de sangue e faz testagem de compatibilidade e muitas vezes saímos às pressas para pegar as Bolsas em Guanambi pois a reserva da tipagem não tem mais, sem falar que muitos doadores não vão fazer a doação pois o Banco de sangue fica em outro município”.

Já o presidente da Casa, Eduardinho afirmou que a construção e instalação da sede própria de um Banco de Sangue  na cidade viabilizará  as doações de sangue no município, tanto para que haja estoque disponível, em caso de necessidade, quanto para contribuição junto ao HEMOBA, o que, segundo ele, reduziria desgastes enfrentados pela população quanto ao deslocamento feito para realizar a doação.

Além disso, o parlamentar  enfatizou que existe dificuldade quando é necessário doar sangue, porque é preciso convocar as pessoas que nem sempre  têm condições para se deslocar para Guanambi ou Barreiras  com o objetivo de doar sangue. E finalizou frisando, que  com o funcionamento dos leitos de UTIs e a realização de muitas cirurgias,  o município precisa dessa   coleta de uma forma mais emergencial, considerando a grande demanda.

De acordo com a proposta dos parlamentares, a unidade deverá funcionar para Coleta de Sangue de segunda a sexta-feira no turno matutino. Já para UCT deverá funcionar todos os dias 24 horas para expedição de hemocomponentes.