
Pela primeira vez desde novembro de 2023, a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou a taxa de desaprovação. Segundo levantamento da AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgado nesta quinta-feira (31), o governo obteve 50,2% de aprovação, enquanto a desaprovação caiu para 49,7%.
A virada ocorre após meses de tendência negativa. Na sondagem anterior, divulgada em junho, a desaprovação estava em 51,8%, frente a uma aprovação de 47,3%. O pior momento do governo, registrado em maio, chegou a marcar uma diferença de 8,3 pontos a favor da desaprovação — cenário que agora se inverte, ainda que de forma tímida, com 0,5 ponto percentual a mais de aprovação.
A pesquisa ouviu 7.334 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho, com margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.
Outro destaque do levantamento foi a queda no número de entrevistados que avaliam o governo como ruim ou péssimo, que passou de 49,4% para 48,2%. Ao mesmo tempo, aumentou o percentual dos que consideram a administração boa ou ótima, de 43,4% para 46,6%. Já 5,1% avaliam o governo como regular.
A imagem pessoal de Lula também registrou melhora. A avaliação positiva do presidente subiu de 47% para 51%, enquanto a percepção negativa caiu de 53% para 48%.
Esses números indicam uma leve recuperação da popularidade do presidente, em um momento politicamente sensível para o governo federal.