Brasil confirma transmissão local de varíola dos macacos; entenda os riscos da doença a partir de agora

0
GrupoSCosta-350x250px

Agência Globo

Brasil confirma transmissão local de varíola dos macacos; entenda os riscos da doença a partir de agora (Foto: OMS)

Nesta sexta-feira (24), o município do Rio de Janeiro confirmou que os dois casos de varíola dos macacos identificados na cidade configuram um cenário de transmissão local. Isso porque não se tratam de pacientes que retornaram do exterior recentemente, ou que tiveram contato com alguém que veio de outro país. O mesmo foi afirmado pelo Ministério da Saúde em relação às três pessoas infectadas identificadas nesta quinta-feira no estado de São Paulo, todas contraíram o vírus no Brasil. Especialistas reconhecem que a disseminação comunitária aumenta o risco de contaminação da doença, mas ressaltam que não é motivo para pânico.

Com os novos casos, o total de diagnósticos para a infecção do vírus monkeypox no Brasil chegou a 16 nesta sexta. Além de outros registros no Rio e em São Paulo, o Rio Grande do Sul também já identificou duas pessoas contaminadas. A epidemiologia Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica que, embora o risco seja maior, no geral é uma doença mais fácil de ser controlada que a Covid-19, por exemplo.

“Essa é uma doença com uma facilidade maior de rastrear porque a transmissão é principalmente or pessoas sintomáticas. E tem essas bolhas que são mais visíveis, o que torna mais fácil de identificar e isolar os casos, que é a medida mais importante. No individual, evitar compartilhamento de roupas de cama e toalhas por pessoas com sintomas, estar atento aos sinais e procurar ajuda médica em caso dos sintomas são medidas importantes de prevenção”, orienta a professora da Ufes.

Em relação ao poder público e às autoridades de saúde, ela defende que o cenário demanda uma comunicação de riscos mais eficiente com a população. “É preciso ter uma comunicação com a sociedade mais efetiva, pois parece que é algo menor, que não tem problema, que não está aqui entre nós. Nós precisamos de um plano de comunicação, de vigilância, que fique claro onde serão feitos os diagnósticos, a coleta do material, para onde a pessoa deve se dirigir em caso de sintomas, qual é a referência em cada local para os casos suspeitos”, afirma a epidemiologista.

O médico geneticista Salmo Raskin, diretor do laboratório Genetika, em Curitiba, concorda que a comunicação é primordial neste momento, especialmente para aqueles considerados de maior risco da doença. Além disso, ele ressalta que, para o público geral, a chance de se contaminar, embora existente, é pequena.

“Praticamente todos os casos detectados desse surto são de transmissão de homens que fazem sexo com outros homens. A taxa de disseminação na população geral não é alta como com a Covid-19. Então esse público precisa ser o foco da comunicação, mas de forma não discriminatória. E, desde que as medidas preventivas sejam estabelecidas, a tendência natural é que os casos eventualmente comecem a diminuir” diz o médico, ressaltando que não houve óbitos entre os milhares de casos fora dos países onde a doença é endêmica até então.

Esse público é considerado de maior risco porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que, embora todos possam ser infectados, a maioria dos casos está sendo relatada entre homens gays e bissexuais. Ainda assim, a organização pede cuidado com o estigma criado em relação à doença.

“Todos devemos trabalhar contra o estigma, que não apenas é equivocado, mas pode impedir que indivíduos afetados busquem atendimento, tornando mais difícil deter a transmissão”, disse Tedros Adhanom em entrevista coletiva no início do mês.

A varíola dos macacos não é considerada uma infecção sexualmente transmissível, uma vez que são limitadas ainda as evidências de que o agente causador da doença estaria presente no sêmen ou em fluidos vaginais. No entanto, a infecção pode ocorrer no momento da relação sexual, já que a via mais comum de transmissão é o contato direto e prolongado com a pessoa contaminada pelas lesões na pele e vias respiratórias.

Transmissão local avança pelo mundo

Para a epidemiologista Ethel Maciel, é importante também que a OMS defina as estratégias a serem seguidas pelos países em meio ao surto. Nesta quinta-feira, uma reunião do comitê de emergência da organização se reuniu para avaliar se a varíola dos macacos representa uma “emergência de saúde pública de alcance internacional”, como é o caso com a Covid-19, mas ainda não divulgou a decisão.

“Não temos vacina, por exemplo, só a Dinamarca produz. Então precisamos de um plano internacional e acredito que hoje a OMS deve definir isso. Pois em se declarando a emergência de saúde pública de importância internacional, serão debatidos recursos e mobilização política para quebra de patente, negociação de produção da vacina em outros locais, entre outros pontos. Precisamos de uma plano liderado pela OMS e países membros”, explica Ethel.

O avanço da transmissão comunitária em países onde a varíola dos macacos não é tradicionalmente endêmica é uma das características do surto atual que preocupa os especialistas. Isso porque, em anos anteriores, casos da doença em locais fora da região da África Central e Ocidental eram identificados de forma pontual em pessoas que retornaram do continente africano. Esses pacientes eram isolados e a disseminação do vírus nesses lugares não acontecia.

Porém, agora a realidade é diferente. No Reino Unido, por exemplo, o primeiro lugar a identificar casos autóctones (resultado de transmissão local), em maio, já contabiliza 910 casos da varíola, segundo último boletim da agência de segurança de saúde britânica (UKHSA).

Outros países afetados pelo surto também reconhecem a disseminação do vírus na população. É o caso dos Estados Unidos que, com cerca de 180 casos, tem “evidências” de transmissão local, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC).

No início do mês, em coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, já havia reconhecido que o vírus causador da varíola dos macacos pode estar circulando de forma indetectada há um tempo nos países.

“O surgimento súbito da varíola dos macacos em diferentes países no mesmo período sugere que a transmissão não foi detectada durante certo tempo”, afirmou Tedros Adhanom.

Entenda os riscos da varíola dos macacos

A doença é uma versão semelhante à varíola erradicada em 1980, embora mais rara, mais leve e com a transmissão entre pessoas mais difícil de acontecer, segundo a OMS. Existem duas variantes conhecidas do vírus monkeypox, associadas à África Ocidental (West clade) e à África Central na região do Congo (Congo clade). A primeira, causa do surto atual, é mais leve, com taxa de mortalidade de cerca de 1%. Ainda assim, não foram registradas mortes até agora entre os mais de mil casos identificados em lugares não endêmicos.

A transmissão acontece principalmente por contato com as lesões causadas na pele, como bolhas, e pelos fluidos corporais. Além disso, a OMS reconhece que a via respiratória também é uma meio de entrada para o vírus, mas sendo necessário um contato próximo e prolongado, motivo para a transmissibilidade considerada mais baixa do agente.

As formas de contaminação, portanto, englobam o contato íntimo, com uma série de registros sendo associados a estabelecimentos destinados a encontros para o sexo. Por isso, a OMS alerta para que pessoas com muitos parceiros sexuais estejam atentas aos sintomas.

São eles febre, dor de cabeça, dores musculares e erupções na pele (lesões) como bolhas que começam no rosto e se espalham para o resto do corpo, principalmente as mãos e os pés. A doença costuma apresentar um quadro leve, e as manifestações desaparecem sozinhas dentro de duas a três semanas.

Em caso de sintomas, os especialistas orientam a busca pelo serviço médico o mais rápido possível, assim como na situação de contato com pessoas sintomáticas. O período de incubação do vírus é longo, geralmente de 6 a 13 dias, mas podendo variar de 5 a 21 dias, segundo a OMS, o que pode levar a uma demora para o surgimento dos sinais.

Vacinação

A disseminação tem levado países a adotarem medidas para proteger aqueles considerados de “maior risco” para a doença, inclusive por meio da distribuição de vacinas. Embora a OMS não recomende uma campanha de imunização em massa, a organização reconhece os benefícios da vacina para pessoas mais expostas ao vírus.

É o caso do Reino Unido, que desde maio imuniza profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com alguém infectado. Os especialistas explicam que devido ao longo período de incubação do vírus monkeypox – tempo entre a contaminação e o surgimento de sintomas –, que pode chegar a três semanas, a vacina nesse caso é eficaz pois pode atenuar a replicação do patógeno no organismo durante esse período.

Nesta semana, a agência de saúde britânica estendeu a orientação do público elegível para a vacina a homens que fazem sexo com outros homens e têm múltiplos parceiros sexuais. O mesmo público está sendo imunizado pelo estado de Nova York, nos EUA.