Brasil registra mais 313 mortes por coronavírus em 24 horas

0
GrupoSCosta-350x250px
Foram notificados 26.363 novos casos do coronavírus Foto: Rovena Rosa/Agência BrasilComplexo Esportivo do Ibirapuera.

O Brasil registrou neste domingo (6) 26.363 novos casos de coronavírus, o que leva o total de infecções confirmadas no país a 6.603.540, segundo informação do Ministério da Saúde. Foram notificadas ainda 313 novas mortes em decorrência da doença, com o total de óbitos causados pela doença alcançando 176.941.

Segundo o governo federal, 5.776.182 pessoas se recuperaram da doença, com outras 650.417 em acompanhamento.

Os números aos domingos e segundas-feiras costumam ser inferiores aos demais dias pela redução nas notificações pelos Estados, já que há um represamento no processamento dos testes no final de semana.

BahiaFArmShow-350x250px

Na semana passada, os registros ficaram acima dos 40 mil novos casos todos os dias, com exceção do domingo e da segunda. O número diário de mortes, enquanto isso, girou em torno de 700 no período – novamente, com exceção de domingo e segunda-feira.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Bomba-relógio

Embora alguns estados brasileiros comecem a anunciar restrições às festas de Natal e Ano Novo para conter a pandemia do novo coronavírus, a medida ainda enfrenta resistência por parte do governo federal e seus apoiadores, que na sexta-feira (4) tornaram popular a hashtag #VaiTerNatalSim.

Para infectologistas, a falta de sintonia entre as autoridades acerca das restrições resultará em aumento de infecções e um janeiro complicado.

No Brasil, o estado de São Paulo proibiu Réveillon em bar, restaurante e hotel e recomenda que as celebrações não reúnam mais do que dez pessoas. Em Belo Horizonte, a prefeitura proibiu o consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes e lanchonetes a partir do dia 7 de dezembro. Assim como em São Paulo, Rio Grande do Sul suspendeu as festas de fim de ano.

Em nível federal, no entanto, o silêncio sobre o assunto sugere que o governo deixará as medidas restritivas a cargo dos outros entes da federação, o que é um erro, dizem os infectologistas, consultores da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Covid no RS

O Rio Grande do Sul registrou 2.236 novos infectados, o que aumenta para 349.035 casos confirmados da doença desde o começo da pandemia. Além disso, com mais 17 óbitos, o Estado chega a 7.183 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde. Os novos registros ocorreram entre 30 de novembro e 5 de dezembro.