A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) revela um cenário de estabilidade na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 49% dos entrevistados desaprovam a gestão, enquanto 48% aprovam — um empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Desde maio, o governo vinha registrando uma recuperação na popularidade. A aprovação, que era de 40% naquele mês, subiu gradualmente até chegar aos atuais 48%. Já a desaprovação caiu de 57% para 49% no mesmo período.
Regionalmente, o maior apoio ao governo continua no Nordeste, onde 62% aprovam a gestão. No Sudeste, há leve melhora, com 44% de aprovação e 52% de desaprovação. No Sul, a aprovação subiu para 41%, enquanto a desaprovação caiu para 56%. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, a avaliação negativa aumentou para 55%, e a positiva ficou em 44%.
Quanto à avaliação geral, 37% consideram o governo “negativo”, 33% “positivo” e 27% o classificam como “regular”. Além disso, 45% acham que a gestão está pior do que esperavam, 28% dizem que está como o esperado e 25% consideram melhor — uma leve melhora em relação a setembro.