Governo de RO fraudou número de vagas de UTI para evitar decreto de isolamento

0
GrupoSCosta-350x250px

por Bahia.ba

Foto: Uol

O governo do estado de Rondônia incluiu leitos clínicos e de unidades de Terapia Intensiva (UTI) inativos em relatórios diários de ocupação de hospitais com pacientes com a Covid-19 durante os meses de dezembro e janeiro, segundo apontou o Ministério Público, com o objetivo de evitar que o estado fosse obrigado a decretar medidas de isolamentosocial mais rígidas.

Atualmente, Porto Velho, capital do estado, enfrenta um colapso na saúde pública pelo excesso de casos e precisa transferir pacientes por falta de vagas em unidades. Segundo o portal UOL, a denúncia foi feita pelo Ministério Público estadual (MP-RO), que inicia nesta terça-feira (26) um inquérito civil público para aprofundar as investigações e apontar os responsáveis pela inclusão dos números nos documentos.

BahiaFArmShow-350x250px

Ainda segundo a publicação, os dados incluídos nos relatórios se referem a 30 leitos de UTI e 23 clínicos do Hospital de Campanha da Zona Leste, que foi desativado em 14 de outubro, ao fim da primeira fase da pandemia. No local, hoje, até existem camas e equipamentos, mas não há médicos para abrir os leitos aos pacientes.

“Para poder camuflar os dados do relatório eles continuavam lançando esses leitos, mesmo estando inativos. E não só estavam inativos, como não havia nem sequer a possibilidade de ativá-los a qualquer momento por absoluta falta de profissionais médicos.”, disse Geraldo Henrique Guimarães, promotor e coordenador estadual da força tarefa da Covid19 do MP-RO.