Banner

Meio/Ideia: Lula lidera no 1º turno e empata com Flávio no 2º, diz pesquisa

0
Banner GIF
Fotomontagem: Geraldo Magela/Agência Brasil e Marcos Oliveira/Agência Brasil

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (6) pelo instituto Meio/Ideia indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida eleitoral de 2026 no cenário espontâneo, com 33,4% das intenções de voto.

Na segunda colocação aparece o senador Flávio Bolsonaro, com 20%, consolidando um cenário de polarização. Os demais nomes citados não ultrapassam 5%, como Ronaldo Caiado (3,7%) e Romeu Zema (3%).

Outros pré-candidatos aparecem com percentuais menores, enquanto 23,1% dos entrevistados disseram não saber em quem votar. Votos em branco ou nulos somam 5%.

O estudo também registrou menções a outros nomes, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, citado por 4% mesmo estando inelegível.

Cenários de segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o cenário mais equilibrado é entre Lula e Flávio Bolsonaro, com 45,3% para o senador e 44,7% para o atual presidente, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

Já em disputas contra Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Ciro Gomes, Lula aparece à frente em todos os cenários testados.

Pesquisa estimulada

Quando os nomes são apresentados aos entrevistados, Lula amplia a vantagem e aparece com 40%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 36%. Os demais candidatos mantêm índices inferiores a 6%.

Metodologia

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 1º e 5 de maio, em todo o país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui