Vazão do Rio São Francisco  dobra em Bom Jesus da Lapa e nível aumenta quase três metros nas últimas 72 horas

0
GrupoSCosta-350x250px

Quem passou pela ponte Gercino Coelho,  chegando na cidade de  Bom Jesus da Lapa, oeste do Estado, nos últimos dois dias, percebeu um cenário diferente: aumento do nível do Rio São Francisco. É que da última terça-feira(28) para esta sexta-feira(31), as águas do Velho Chico subiram de 3,97 metros para 6,67 metros. E mesmo superando a sua cota histórica, registrada no início de 2018, o nível continua subindo.

vista do Morro do Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O nível de água do Velho Chico  tem aumentado consideravelmente na região de Bom Jesus da Lapa em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde o dia 24 de janeiro. E a  maior parte da água  vem da cheia do Rio das Velhas.

Equipe técnica do  Serviço Geológico do Brasil (CPRM): Nildo e Luciano Hora; auxiliares: Alassom Alves e Antônio C.Macedo/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

De acordo números  do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que está monitorando o nível do São São Francisco  em Bom Jesus da Lapa, a vazão do rio pulou de 1.500³/s para 3.200³/s em três dias.

Base da ponte Gercino Colho coberto pela água/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O fato é que a subida do nível do São Francisco, fora da normalidade, vem causando preocupação nas autoridades, em alerta para uma possível cheia.

Por enquanto o aumento do nível do Rio São Francisco não apresenta risco de invadir a ilha da Mariquinha, de acordo a equipe da Defesa Civil e Marinha/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Nesta sexta-feira, representantes da Marinha e da Defesa Civil da cidade visitaram  vários pontos do rio para acompanhar a situação, especialmente da Ilha da Canabrava.  E, por enquanto, nenhum  ribeirinho está em situação de risco, diante do aumento da água.  Já o Serviço Geológico do Brasil  fizeram várias analises em alguns locais do São Francisco para monitorar o nível e a qualidade da água.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.