A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa anunciou, por meio de entrevista do secretário Edriano de Oliveira Silva a uma rádio local na última sexta-feira (15), que pretende realizar 300 cirurgias eletivas por mês. A medida tem como objetivo zerar a fila de espera identificada no início da atual gestão, que, segundo o secretário, acumulava cerca de 600 procedimentos pendentes.
Entre as cirurgias programadas estão esterectomias, colecistectomias e herniorrafias. O secretário informou que a meta da gestão municipal é atender todos os pacientes que aguardam por esse tipo de procedimento.
Ainda de acordo com a Secretaria, a estrutura do Hospital Municipal Carmela Dutra foi reforçada com a aquisição de novos equipamentos, entre eles um arco cirúrgico, destinado a procedimentos ortopédicos, vasculares e gerais. O equipamento foi viabilizado por meio de parceria com o Governo do Estado e, segundo a pasta, custou cerca de R$ 1 milhão.
A Secretaria de Saúde afirmou que o planejamento visa melhorar o acesso aos serviços de média complexidade no município e garantir maior agilidade no atendimento aos pacientes da rede pública de saúde.