Frota da Prefeitura de Guanambi está sucateada e atrapalha ações da nova gestão

0
GrupoSCosta-350x250px
Divulgação

Um dos principais desafios do prefeito Nilo Coelho será recuperar o conjunto de veículos e máquinas pertencentes à prefeitura de Guanambi indispensável para o funcionamento da administração pública.

Veículos da Infraestrutura 

De acordo o secretário de Infraestrutura Michel Macêdo, a frota de sua pasta está com 70% do seu maquinário sem a menor condição de funcionamento, impossibilitando a execução de ações importantes e urgentes como recuperação de vias públicas e obras estruturantes no município. Diversas máquinas pesadas, fundamentais para a realização de inúmeras tarefas encontram-se sem a menor condições de uso, causando um prejuízo imensurável para a municipalidade. Ainda segundo o secretário, não existia uma gestão de frota, ou um simples controle de troca de óleo ou revisões dos veículos adquiridos, o que levou a dois veículos novos, avaliados em mais de R$ 700 mil reais, simplesmente perderem a garantia.

Veículos da Saúde 

Também por falta de gestão de frota, a maioria dos veículos da Secretaria Municipal de Saúde encontram-se inutilizados. O ônibus usado para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) – patrimônio de R$ 569 mil – e que realiza três viagens por semana, perdeu a garantia por falta da revisão obrigatória. Segundo a secretária da pasta, Dra. Roberta Gonçalves, o veículo do gabinete está sendo utilizado para transporte de pacientes, devido o sucateamento das ambulâncias.

Veículos da Educação 

Por outro lado, o município pagava mensalmente uma alta quantia de aluguel de uma série de veículos, muitos deles, velhos e usados, a preços muito acima do valor de mercado. A equipe de transição tinha feito um levantamento por secretaria e ficou abismada com as péssimas condições da frota própria. Dos ônibus do programa Caminho da Escola, apenas um funciona perfeitamente, os demais se encontram em estado deplorável de conservação, desde a parte mecânica, elétrica, pneus, estofados, etc.

Novo modelo de gestão de frota 

Segundo o secretário de Planejamento, Inácio Paz Lira Júnior, o município irá implantar um novo e eficiente modelo de gestão de frota, com um profissional experiente que saiba orientar, treinar a equipe e ainda oferecer a manutenção necessária da frota municipal e acompanhar demandas simples do dia a dia, como troca de óleo, revisões obrigatórias, entre outros. Informações da prefeitura de Guanambi.