Após oito anos frente a Diocese de Barreiras, Dom Josafá Menezes é nomeado arcebispo de Vitória da Conquista 

0
GrupoSCosta-350x250px

Após soito anos de missão a frente da  Diocese de Barreiras, na manhã desta quarta-feira (08), o Papa Francisco nomeou Dom Josafá Menezes da Silva arcebispo  da Arquidiocese de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. 

Dom Josafá  foi nomeado pelo Papa Bento XVI como segundo bispo da Diocese de Barrerias  no dia 15 de dezembro de 2010, e nesta mesma data, em 2011,  tomou posse. Ele agora  assumirá o  governo pastoral da Igreja Particular, sucedendo a dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa. A data da ordenação ainda não foi divulgada.

BahiaFArmShow-350x250px

Em mensagem divulgada nas redes sociais da Diocese de Barreiras, Dom Josafá falou da emoção que sentiu pela nomeação. “Confesso que dois sentimentos tomam conta do meu coração nesta hora: alegria de ser nomeado 3º Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, polo econômico-cultural importante do Estado da Bahia e a tristeza de começar a deixar Barreiras e toda a Região Oeste, solo pujante e povo tão cheio de afeto, que me acolheu durante todo esse tempo na condição de 2º Bispo Diocesano”, disse ele.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia da nomeação. “Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, para nos fortalecer nesta exigente missão de pregar a Palavra: “O Espírito Santo, que inspirou a Palavra, é quem hoje ainda, como nos inícios da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar”, disse a CNBB em redes sociais.

Dom Josafá nasceu em 02 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida-BA foi ordenado Sacerdote em 14 de maio de 1989 e ordenado Bispo dia 10 de março de 2005.

Ele Realizou seus estudos primários e secundários em sua cidade natal. Cursou bacharelado em Filosofia na Universidade Católica de Salvador, Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutorado em Antropologia Teológica pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Entre as atividades realizadas pode se destacar as seguintes: Foi Vice-Reitor do Seminário Propedêutico Santa Terezinha do Menino Jesus em Salvador, Administrador Paroquial da Paróquia de São João Batista na Vila América, Vigário da Forania de Santana do Rio Vermelho.
Acumulou ainda as funções de Econômico Adjunto da Arquidiocese de Salvador entre os anos 1995 e 1996. Trabalhou na organização do plano de evangelização da Arquidiocese de Salvador. Exerceu também a função de professor no Instituto de Teologia da Universidade e no Instituto João Paulo II para os Estudos sobre o Matrimônio e a Família.
Foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador entre março de 2005 a dezembro de 2010.
Em 26 de fevereiro de 2011, tomou posse como o 2º Bispo da Diocese de Barreiras.

CLIQUE AQUI E CURTA A FANPAGE DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA