Aprovado em Direito pelo Prouni, jovem de Sítio do Mato pede ajuda para iniciar os estudos

0
Banner GIF
Banner GIF
Foto: Rede social

Aprovado no curso de Direito por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), o jovem Tarcízio Lucas Vieira Dias, morador do Assentamento São Caetano, na zona rural de Sítio do Mato, oeste da Bahia, teve sua história viralizada em todo o Brasil. Agora, ele busca ajuda para pagar a viagem até Minas Gerais, realizar a matrícula e iniciar os estudos, já que sua família não possui recursos financeiros — ele mora apenas com a mãe.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatSapp do Notícias da Lapa. 

A trajetória de Tarcízio é marcada pela superação. Desde cedo, enfrentou dificuldades em um ambiente de estradas de chão e condições adversas. Sua mãe, dona Edite Nascimento Vieira, conhecida na comunidade como “a mulher da borracharia”, é mãe solo e analfabeta. Todos os dias, ela trabalhava colando pneus de motos e carros para sustentar a família, muitas vezes precisando escolher entre garantir comida ou material escolar para o filho. Apesar da falta de recursos, nunca faltou incentivo e apoio para que Tarcízio continuasse estudando.

O jovem estudou toda a vida em escola pública e, mesmo com a distância e dificuldades de transporte, concluiu o ensino médio e garantiu aprovação no Prouni, conquistando bolsa integral em uma faculdade particular de Minas Gerais. Ele se tornou, assim, o primeiro membro da família a ingressar no ensino superior.

Porém, por ser de baixa renda, Tarcízio ainda não consegue arcar com os custos da viagem, matrícula, alimentação e outras despesas necessárias para iniciar o curso. Diante disso, ele lançou uma campanha solidária para arrecadar recursos que viabilizem a ida à faculdade e o início da vida acadêmica.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Tarcízio compartilha sua história e faz um apelo à comunidade, pedindo apoio para não perder a oportunidade conquistada com tanto esforço.

As doações podem ser feitas pelo link disponível no perfil do jovem ou via Pix, pela chave: [email protected] .

A mobilização busca transformar a aprovação no ensino superior em real acesso à universidade, garantindo que o esforço e o sacrifício de Tarcízio e de sua mãe não sejam em vão — uma realidade que ainda é um grande desafio para muitos estudantes de baixa renda no país.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui