Cidades de Carinhanha e Malhada registram prejuízos na agricultura e pecuária após cheia do Rio São Francisco

0
GrupoSCosta-350x250px
Malhada/Reprodução
Os municípios de Malhada e Carinhanha, no sudoeste da Bahia, registraram prejuízos na agricultura e pecuária após a cheia do Rio São Francisco, registrada no mês de janeiro. Após chuvas, o rio chegou a subir cerca de 8 metros acima do nível considerado normal. Em Malhada, as plantações de mandioca, maracujá e milho foram totalmente perdidas.
De acordo com a gestão municipal, o prejuízo é de cerca de R$ 20 milhões. De acordo com o G1, além das perdas na agricultura, vias e imóveis ficaram alagados e 50% da população rural chegou a ficar ilhada. Os moradores usaram barcos para acessar o centro da cidade.
Segundo a prefeitura, atualmente 50 famílias estão desalojadas e uma está desabrigada. Na cidade de Carinhanha, a cheia do Velho Chico também afeta a população. Em janeiro, 16 comunidades rurais ficaram ilhadas e a cidade decretou situação de emergência, reconhecida pelo Governo Federal e Governo do Estado. Nesta quinta-feira (3), três comunidades ainda seguem ilhadas no município. Os alagamentos também causaram danos financeiros na pecuária, atividade econômica forte na região.
A população calcula que, desde o início da cheia, 280 mil litros de leite já foram perdidos. A cidade recebeu auxílio financeiro e cestas básicas do Estado, além de outros alimentos doados por instituições. (Achei Sudoeste)
BahiaFArmShow-350x250px