Eleições 2020: Chica do PT é eleita prefeita de Carinhanha

0
GrupoSCosta-350x250px
Chica do PT recebendo homenagem na assembleia legislativa . | Foto: Marcelo Ferrão/Ascom Mandato

A candidata do PT Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT) foi eleita prefeita de Carinhanha. O resultado ainda é parcial.

Chica do PT derrotou os candidatos Geraldo Pereira Costa, Piau (PDT), Adilhermilson Soares Cardoso, Léo do Luana (PP) e Vislon Correia do Avante.

Em 2000 concorreu à prefeitura de Carinhanha, onde conseguiu 43% dos votos. Em 2002, pleiteando o cargo de deputada estadual, contou com o apoio de mais de vinte municípios, o que lhe garantiu mais de 20 mil votos e a 3ª suplência para o Legislativo Estadual.

BahiaFArmShow-350x250px

Chica do PT foi eleita prefeita de Carinhanha pela primeira vez em 2004, se reelegendo quatro anos depois. Chica ainda conseguiu fazer o sucessor Paulo Elisío Cotrim, Paulo da Yonara.  No pleito de outubro de 2018, Chica teve 29.281 votos, mas não conseguiu se eleger deputada estadual.

Chica filiou-se ao PT em 1989, ano que concorreu ao cargo de Prefeita do município de Feira da Mata recém-emancipado, na década de 90. Além de liderar mobilizações em defesa dos professores, aposentados, pequenos agricultores e dos direitos humanos, se credenciando para o mandato de vereadora de Carinhanha em 1996, ano em que foi a candidata mais votada de oposição. As informações são do Porta Folha do Vale.