Ibama realiza ações de educação ambiental na região de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Reprodução/IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em agosto, dez dias de atividades de educação ambiental voltadas ao fortalecimento dos circuitos socioambientais de apoio ao Rio São Francisco, desde a divisa de Minas Gerais com a Bahia até o município de Barra (BA). As ações ocorreram com o objetivo de conscientizar a população sobre a proximidade do período de defeso do rio, que ocorre de outubro a fevereiro.

Equipes de educação ambiental e de fiscalização do Ibama atuaram de forma conjunta para divulgar e esclarecer aos cidadãos questões relativas à norma do defeso e às restrições de uso do rio no período. A ideia do trabalho foi preparar a população com antecedência para evitar a ocorrência de infrações ambientais.

Reprodução/IBAMA
BahiaFArmShow-350x250px

Nesse sentido, foram ministradas capacitações sobre boas práticas socioambientais destinadas a multiplicadores das comunidades envolvidas e de instituições parceiras para ampliação da população alcançada.

Em campo, o Ibama pôde contar com alguns parceiros: em Malhada (BA) e Carinhanha (BA), ação embarcada com a Marinha do Brasil; nos quilombos de Araçá Cariacá e Lagoa das Piranhas, ação em parceria com a prefeitura de Bom Jesus da Lapa (BA); projeto de Assentamento Agroecológico São Francisco, ação com a prefeitura de Serra do Ramalho (BA); Comunidades da Várzea e Lagamar, ação com a prefeitura e com a colônia de pescadores de Ibotirama (BA); Comunidades próximas às lagoas marginais do rio Grande, ação com a prefeitura e com a colônia de pescadores de Barra (BA).

Além dessas, houve ação de apoio à fauna na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Boa Vista, em Malhada, com apoio da brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) de Serra do Ramalho (BA), e da brigada voluntária Anjos do Cerrado de Barra (BA). Todas as atividades contaram com o apoio do Comitê de Bacia do São Francisco.

Foram respeitados os protocolos sanitários de convivência, higiene e distanciamento estabelecidos em atenção à pandemia de Covid-19.