Incêndio em Barra já destruiu cerca de 1,5 mil hectares de vegetação; fogo varre localidade perto de zona urbana

0
GrupoSCosta-350x250px

Informações BN/Notícias da Lapa

Bombeiros e brigadistas lutam há mais de uma semana  para apagar um incêndio de grandes proporções no município de Barra, no Território Velho Chico, na região Oeste da Bahia. O fogo já destruiu cerca de 1,5 mil hectares e começa a atingir   comunidades próxima à zona urbana.   A exemplo da localidade de Bebedouro, que o fogo varreu o que estava pela frente, ficando  de pé apenas as construções.

“Só faltou queimar as casas. Queimou as chácaras, pomares, só ficaram as casas mesmo”, disse o presidente do Conselho de Meio Ambiente do município, Joaquim Dantas. A suspeita é que o incêndio tenha sido provocado por queimadas, usadas para limpeza de pastos. “Provavelmente alguém fez isso para limpeza de terreno e perdeu o controle”, supõe Dantas. Desde quando os incêndios começaram, em torno de 1,5 mil hectares de área já foram consumidos no município. Nesta quarta, mais duas aeronaves se somaras às outras duas e fazem voos frequentes para debelas as chamas nas regiões de Torrinha, Simão e Porto Novo.

Um dos motivos da resistência do fogo é que os incêndios ocorrem em áreas de difícil acesso. Algumas ficam a 80 quilômetros da sede da cidade. “Ficam do outro lado da margem do rio [São Francisco]. Lá é só mata nativa, fechada. Não mora ninguém, não tem estrada, não tem acesso, não tem casa, nada nada”, explicou.

Os aviões que fazem o trabalho de combate ao fogo foram enviados pela secretaria de meio ambiente do estado [Sema]. A ação conta com apoio do Inema, do Corpo de Bombeiros de Barreiras e de brigadistas locais.