Jornal Nacional  destaca a cheia do Rio São Francisco  em Carinhanha

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Reprodução | TV Globo

Uma reportagem do Jornal Nacional, principal programa jornalístico da Rede Globo, exibiu para todo o país a situação da cheia do rio São Francisco em Carinhanha, segunda cidade banhada pelo Velho Chico na Bahia.

Mesmo com a interrupção das chuvas nos últimos dias, o nível do rio continua subindo na cidade, devido ao escoamento natural das águas dos afluentes.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com a reportagem, a cheia inundou plantações, deixou quase mil moradores ilhados e estradas bloqueadas. O município registra 90 pessoas desabrigadas ou desalojadas.

“A gente fica com medo de entrar, a água tornar a entrar novamente na casa. Então não tem como a gente ficar”, disse a comerciante Vanusia Sena de Almeida à reportagem diante do quintal todo alagado.

De acordo com a prefeita Francisca Alves, a Chica do PT, enquanto o nível do rio não baixar, muitas comunidades permanecerão sem acesso. “O volume de estrago é incalculável. A gente ainda não tem como fazer isso, porque o município é muito grande. Nós temos mas de 83 comunidades que estão isoladas. Só uma delas não está isolada. Todas as outras têm problema com as enchentes”

Nesta semana, o governo da Bahia reconheceu o decreto de situação emergência do município de Carinhanha.

Em outra reportagem exibida durante a semana nos telejornais do Estado, a gestão municipal de Carinhanha afirmou que o município tem tem perdido dez mil litros de leite por dia, já que o setor não tem como escoar a produção. Na agricultura, o prejuízo é de quase R$ 24 milhões, após plantações serem destruídas.

Malhada, primeiro município baiano cortado pelo rio São Francisco, localizado na margem oposta a Carinhanha, também sente os efeitos da cheia. Na localidade, muitas comunidades também estão isoladas pela cheia do Velho Chico.

Veja a reportagem

O nível do rio São Francisco deve continuar subindo mais alguns centímetros na Bahia até o meio da semana. Na cidade de São Francisco, no Norte do Estado, a cheia atingiu o pico na tarde desde sábado, chegando na cota 9,75 cm. Durante todo o dia e noite, o volume de água permaneceu neste patamar e deve iniciar a trajetória de queda neste domingo (16).

Em São Romão, mais acima, o pico de 9,50 metros foi registado na sexta-feira (14). Na madrugada desde sábado, o nível já havia caído dez centímetros.

Mesmo sem chuvas expressivas sobre as cabeceiras, o nível do rio vai continuar subindo nos próximos dias. A Usina Hidroelétrica de Três Marias, na Região Central de Minas, iniciou a abertura das comportas nesta sexta-feira. O volume de água vertido da hidroelétrica vai chegar a 3.480 m³/s na segunda-feira (17).

À 0h deste domingo, o volume útil dor reservatório chegou a 90,7%. Na última quinta-feira (13), a hidroelétrica registrou a maior vazão afluente em 60 anos de operação. Por segundo, o lago chegou a receber mais de 9 mil litros de água. O recorde até então era do ano de 1983, quando a vazão foi de 7.245 m³/s.

Outro recorde registrado na cheia do rio São Francisco é o volume de água armazenado para o mês de janeiro, também consolidado como o maior da história da hidroelétrica. Informações do Agência Sertão