Jovem cai em golpe no Instagram e tem prejuízo de R$ 1.650,00 em Barreiras

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Reprodução /A1 Notícias

Uma jovem de 28 anos registrou um boletim de ocorrência na delegacia em Barreiras, alegando que foi vítima de um golpe onde teve um prejuízo de R$ 1.650,00 praticado por um golpista que teria clonado o perfil do Instagram de uma conhecida onde anunciou a venda de uma geladeira e um micro-ondas.

A vítima, sem desconfiar, e acreditando ser sua conhecida, providenciou o pagamento via Pix dos objetos, mas estranhou o nome da conta de quem deveria depositar. Entrou em contato com a “conhecida”, que na verdade era o golpista se passando por tal e o mesmo a ludibriou novamente.

BahiaFArmShow-350x250px

Assim foi feito a transação e os objetos nunca foram entregues.

O golpe que usa o aplicativo do Instagram:

Criminosos convencem usuários a fazer transferências via Pix para reservar a suposta mercadoria.

Um golpe elaborado de engenharia social usa o Instagram para enganar vítimas que estão em busca de eletrodomésticos e móveis usados. Após invadirem contas legítimas, criminosos publicam Stories anunciando TVs, geladeiras, máquinas de lavar e outros produtos em ótimo estado de conservação e por preços atrativos. A publicação é feita em nome de um suposto amigo ou vizinho que está de mudança e precisa vender os itens, o que inibe suspeitas. Com bastante lábia, os golpistas convencem a vítima a fazer uma transferência via Pix para reservar o produto, que nunca é entregue.

Dicas de como se prevenir:

De acordo com especialista, antes de concluir qualquer transação, é importante confirmar a autenticidade da história com o dono da conta por meio de um canal não acessível ao golpista. Vale enviar uma mensagem via WhatsApp ou fazer uma ligação telefônica, por exemplo.

Outra recomendação é observar os dados da chave Pix informada pelo criminoso. O envio de uma chave registrada em nome de terceiros é um dos indícios mais fortes de que se trata de um golpe.

Também é válido prestar atenção no comportamento do criminoso. Os golpistas têm pressa e recorrem a diversas artimanhas para que a vítima efetue a transferência o mais rápido possível. Usam de pressão psicológica!

Por fim, outra dica é fazer uma busca reversa das fotos dos produtos anunciados. Utilizando o Google Imagens ou o TinEye, é possível identificar a origem das imagens e encontrar fotografias semelhantes. Se elas constarem de sites como Mercado Livre, OLX e outros marketplaces de mercadorias usadas, é provável que o anúncio no Instagram seja golpe. (A1noticias)