Moradores de Sítio do Mato, no oeste da Bahia, denunciaram a prática de pesca ilegal no Rio São Francisco durante o período de piracema. Um vídeo enviado à equipe do Notícias da Lapa mostra pescadores flagrados com barcos pescando no rio, desrespeitando a proibição vigente.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatSapp do Notícias da Lapa.
A piracema — período em que os peixes se reproduzem — começou no dia 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro nos rios, córregos e afluentes do São Francisco. Nas lagoas marginais, a suspensão da pesca vai até 30 de março. Durante este período, a pesca comercial é proibida, sendo permitida apenas para subsistência, com consumo familiar.
O descumprimento das regras configura crime ambiental, podendo resultar em multa de até R$ 100 mil, detenção e apreensão de embarcações e equipamentos. A fiscalização é realizada por órgãos ambientais estaduais e federais, com apoio das polícias ambientais.
Ver essa foto no Instagram
O vídeo compartilhado pelos moradores reforça a necessidade de conscientização sobre a preservação do rio e a importância da fiscalização para proteger o equilíbrio ambiental da região.
























