PF identifica autor de ameaças com referências ao nazismo enviadas à UFOB em Barreiras

0
Banner GIF
Banner GIF
Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (4) a Operação Valquíria, ação destinada a combater crimes enquadrados na Lei Antiterrorismo. Entre as instituições ameaçadas, está uma universidade federal de Barreiras, no Oeste da Bahia, que recebeu mensagens eletrônicas com teor extremista.

De acordo com a PF, o responsável criava contas exclusivas para enviar e-mails com ameaças e referências ao nazismo, tentando dificultar o rastreamento por meio de VPN. Mesmo assim, os investigadores conseguiram avançar após análise dos registros de conexão, chegando ao principal suspeito, que já possui histórico de ameaças cibernéticas.

Na residência dele, localizada em Belo Horizonte (MG), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Os agentes encontraram simulacros de armas e materiais com símbolos extremistas, reforçando a motivação ideológica do caso.

A investigação tramita na Justiça Federal de Barreiras, responsável por parte do processo. Se condenado, o suspeito poderá enfrentar penas superiores a 12 anos de prisão.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui