Polícia deflagra operação contra venda ilegal de armas em Ibotirama e outras cidades; dois suspeitos morreram  e  quatro foram presos

0
GrupoSCosta-350x250px
Ação realizada em Ibotirama/Foto: Gazeta5

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com o apoio da Divisão de Inteligência (Dipol), deflagrou a Operação Underground, na manhã desta quinta-feira (11), em Ibotirama, Aracaju, Itabaiana, Ribeirópolis; Aparecida, Canindé de São Francisco, Areia Branca e Neópolis.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), as investigações sobre o caso tiveram início em 29 de agosto de 2022, após a prisão de um homem investigado pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio. Foi verificado que ele operava a organização criminosa, que seria chefiada por outro homem conhecido como “Boy de Itabaiana”.

SSP/SE

“O grupo fazia uso de armamento de grosso calibre, arregimentando servidores públicos, inclusive policiais e políticos, com o objetivo de praticar crimes e garantir a impunidade, com a utilização de informações privilegiadas para obter lucro e poder criminoso”, detalhou a SSP/SE.

BahiaFArmShow-350x250px

Ainda segundo a pasta, o grupo utilizava o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp para anunciar, negociar e comercializar os materiais.

“Um dos investigados chegou a movimentar para a organização criminosa cerca de R$ 150 mil comercializando cerca de 23 armas de fogo. Há indícios de que os investigados cooptavam pessoas para adquirir, legalmente, armas de fogo e munições, as quais eram vendidas de maneira ilícita”, complementou a Secretaria.

Além das quatro prisões, seis armas de fogo foram apreendidas até o momento.

O nome da operação se dá em alusão ao “submundo” do crime.

A ação é conduzida pep Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com o apoio da Divisão de Inteligência (Dipol) e a participação de equipes das polícias Civil e Militar e da Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc).