
O prefeito de Riacho de Santana, João Vitor Laranjeira (PSD), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (16) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi cumprida durante a sétima fase da Operação Overclean, que apura a atuação de uma organização criminosa envolvida em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
A operação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), com apoio da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Além do afastamento do gestor, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores ligados aos investigados.
As ações ocorreram em municípios baianos como Salvador, Riacho de Santana e Wenceslau Guimarães, além de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro.
Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, e lavagem de dinheiro.
A Operação Overclean segue em andamento, com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar a extensão do esquema criminoso.