
O prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio, do União Brasil, anunciou que está disposto a deixar o partido, atualmente na oposição, para apoiar o governador Jerônimo Rodrigues nas eleições de 2026. Ele afirmou que, apesar das divergências políticas passadas, seu compromisso é com o projeto de reeleição de Jerônimo. “Estou disposto a sair do partido para somar com o senhor. Nosso projeto é a sua eleição”, declarou Tonho.
Desde o início do ano, o governador já recebeu 65 prefeitos de diferentes legendas, com Tonho sendo o sétimo do União Brasil a se reunir com Jerônimo. Outros prefeitos, como os de Mata de São João, Cairú, Sítio do Mato e Buerarema, também expressaram apoio ao governador para 2026.
O União Brasil, partido de ACM Neto, que elegeu 39 prefeitos em 2024, já perdeu mais de 10% dos apoios conquistados, com aliados do governo afirmando que esse número pode ser maior ao considerar prefeitos de outros partidos da base de Neto. Por outro lado, a oposição destaca que, apesar do apoio dos prefeitos, os votos não são necessariamente transferidos, embora o histórico eleitoral da Bahia mostre o contrário.