A partir desta segunda-feira, 1º de setembro, os cidadãos de Barreiras e outras cidades da Bahia poderão emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) sem necessidade de agendamento prévio. A medida faz parte de um projeto piloto do SAC para facilitar o acesso ao documento, diante da crescente demanda.
Na capital, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu atenderão por ordem de chegada apenas no turno da tarde, com distribuição de senhas a partir das 11h (no Barra, a partir das 12h). Pela manhã, o atendimento permanece com agendamento obrigatório via aplicativo ou portal ba.gov.br.
No interior, os postos de Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus seguem o mesmo formato: atendimento vespertino por ordem de chegada e agendado no turno da manhã.
Já os Pontos SAC de Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estêvão funcionarão com atendimento 100% por ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 7h (8h no caso de Pilão Arcado).
CIN ainda não é obrigatória, mas já pode ser feita gratuitamente
A Carteira de Identidade Nacional traz o CPF como número único e substituirá o RG tradicional, que segue válido até fevereiro de 2032. Portanto, não há necessidade de pressa para emitir o novo documento.
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida por qualquer cidadão brasileiro mediante apresentação de certidão de nascimento ou casamento atualizada. O novo modelo permite ainda a inclusão de informações como nome social, tipo sanguíneo, condições de saúde, CNH e título de eleitor.
O documento tem versão digital no app Gov.br, QR Code de segurança e validade conforme a idade do titular:
-
0 a 12 anos: validade de 5 anos
-
12 a 60 anos: validade de 10 anos
-
Acima de 60 anos: validade indeterminada
Mais informações estão disponíveis no site www.sac.ba.gov.br ou pelos telefones 0800 071 5353 (ligação gratuita de fixo) e (71) 4020-5353 (WhatsApp).