Sem testes em massa, número real de infectados pelo Covid-19 nas cidades de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe pode ser até 10 vezes  maior, alerta médico

0
GrupoSCosta-350x250px
Imagens área do Rio Corrente separando as duas cidades/Foto: Reprodução

O fato dos municípios de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe contabilizarem neste domingo(2),  105 casos confirmados da Covid-19, representando um aumento de 59,09% de infectados nos últimos oito dias, reforça o alerta dos profissionais da área de saúde quanto ao risco da pandemia seguir um ritmo galopante se não houver uma testagem em massa para isolar os contaminados nas duas cidades. Principalmente considerando o grande número de pessoas assintomáticas que podem estar transmitindo o vírus, como também se os gestores dos dois municípios não tomarem medidas mais duras de isolamento social e as pessoas não começarem a seguir as medidas determinadas pelo Poder Público.

No entanto, os casos da doença  podem ser bem maiores do que os números apresentados nos boletins dos dois municípios. Quem faz o alerta é o  médico pediatra Leolino Santos Neto (Dr. Lino), da cidade de Santa maria da Vitória, que atua no Hospital do Oeste(HO) na cidade de Barreiras, e nos hospitais de São Desidério e São Félix do Coribe, além da maternidade de Bom Jesus da Lapa,  já que os testes não foram feitos em massa na população.

Em mais um vídeo divulgado nas redes sociais na tarde deste domingo, o médico afirmou que o número de infectados nas duas cidade é possivelmente é maior que esses confirmados. Já que Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe não fizeram testagem em massa, e alguns estudos mostram que o valor de casos confirmados têm que ser multiplicado por 10, que corresponderá a 1.050 caos nos dois municípios. “Outra forma que a gente tem de calcular é pela taxa de mortalidade – se nós temos 06 casos de morte nos municípios, e se a gente considerar que a taxa de 1% de mortalidade para os dois município é baixa […] então nós teríamos aqui 600 casos de pessoas infectadas por coronavírus em Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, partindo da taxa de mortalidade”, e continuou: isso quer dizer o quê? – que temos 600 pessoas possivelmente, até mil pessoas infectadas nas duas cidades. E essas pessoas tem um poder de infecção de pelo menos mais três pessoas”, alertou Dr. Lino.

BahiaFArmShow-350x250px

“O caso é realmente grave. Nós termos uma gravidade nesses dois municípios”, destacou.

O profissional de saúde disse ainda, que no sábado(1º), foi transferido um paciente de 34 anos, que não estava passando bem, para Vitória da Conquista, e mesmo com plano de saúde, teve dificuldade para conseguir a vaga. “Então, nós precisamos que os nossos gestores tenham uma posição mais firme com relação ao isolamento social nos dois municípios. Precisamos de uma ação enérgica dos nossos governantes, e uma participação mais efetiva da população para poder se proteger e proteger as outras pessoas. Usando máscara, higienizando bastante as mãos com água e sabão, e álcool gel. Nós precisamos tomar providência”, finalizou.

Além do aumento do  número de infectado, que cresceu  48,78% nos últimos oito dias,  dois municípios  também já registra 06 mortes e 56 pessoas recuperadas. Santa Maria da Vitória soma 61 casos confirmados, 04 óbitos e 31 recuperados. Já São Félix do Coribe, são 44 casos confirmados, 25 curados e 02 óbitos.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.