
Um dos ícones da navegação no Rio São Francisco, o Vapor São Salvador, encontra-se abandonado e em péssimas condições às margens do rio, em Ibotirama, no oeste da Bahia. As imagens, divulgadas recentemente pelo comunicador Rick Ribeiro, mostram o casco enferrujado e completamente sucateado da histórica embarcação(Veja vídeo).
Segundo Ribeiro, a embarcação — que durante mais de 50 anos fez o trajeto entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa — teve seu fim decretado após décadas de história. “É o fim do São Salvador”, lamentou.
O vapor, que pertence à Prefeitura de Ibotirama, foi danificado por um incêndio em outubro de 2023, quando estava atracado no cais da cidade. Outras embarcações também foram atingidas, e até o momento não há informações oficiais sobre planos de recuperação.
De orgulho regional a abandono
Construído em 1937 em Juazeiro (BA), originalmente batizado como Alfredo Viana, o vapor foi projetado para transportar até 63 toneladas de carga e mais de 100 pessoas. Depois de anos de operação, foi vendido, reformado e rebatizado como São Salvador, encerrando suas atividades comerciais em 1969.
No início dos anos 2000, ganhou novo propósito como escola flutuante, promovendo educação ambiental para comunidades ribeirinhas do Velho Chico. No entanto, esse projeto também foi descontinuado, deixando a embarcação novamente à deriva.
Agora, o que resta é um pedaço da memória ribeirinha prestes a desaparecer, caso nenhuma medida seja tomada para preservar esse importante patrimônio histórico.