Velório pode desencadear surgimento de novos casos do Coronavírus em Carinhanha

0
GrupoSCosta-350x250px

Depois da pandemia do novo coronavírus a vida das pessoas mudou radicalmente. Aliás a morte também. Já que os velórios de vítimas da Covid-19 são restritas a poucas pessoas e o risco de contágio da doença ainda é grande para quem participa das cerimônias de despedida.

Em Carinhanha, no oeste da Bahia, um caso tem chamado a atenção das autoridades e despertado receio do surgimento de novos casos na população. A preocupação é motivada pela morte de um idoso de mais de 80 anos que faleceu na última semana e pode ter sido vítima do Coronavírus, ainda que já possuísse outras comorbidades. A informação foi dada na emissora local pelo secretário de saúde Alvacir Brito. Há material colhido, mas não há até o momento laudo do laboratório confirmando o caso.

A suspeita, é embasada num outro caso na família: a esposa do idoso. A mulher, também idosa, de 67 anos está internada em estado grave, vítima da COVID-19.

BahiaFArmShow-350x250px

Velório e preocupação

O velório do idoso, de família numerosa no município, mesmo com todas as restrições impostas pela prefeitura, atraiu várias pessoas que quiseram dar um último adeus ao falecido. A lista inclui familiares, religiosos e amigos próximos, moradores de comunidades rurais e da sede.
De acordo com a Secretaria de Saúde, algumas pessoas apresentaram sintomas gripais. Mas até a manhã desta segunda-feira (13), não foi notificado nenhum novo caso do novo coronavírus.

A família ajudou com informações e os nomes das pessoas que estiveram presentes no velório e no sepultamento para que a Vigilância em Saúde possa realizar o monitoramento e os testes rápidos.

Enquanto os exames não são realizados, e os resultados divulgados, a Secretaria Municipal de Saúde orientou as pessoas que tiveram contato com a idosa que está internada em Salvador ou com o paciente idoso que faleceu na última semana, que fiquem em isolamento para evitar que essa situação possa desencadear o surgimento de mais casos do Coronavírus em Carinhanha.