São João: uso de soluções caseiras podem agravar queimaduras

0
GrupoSCosta-350x250px
Pessoas vítimas de queimaduras necessitam ser levadas para a unidade de saúde mais próxima/ FOTO: Reprodução

Quadrilha, comidas típicas e forró são alguns elementos tradicionais quando o assunto é São João. Também são comuns nesta época do ano, e fazem a alegria de crianças e adolescentes, os fogos de artifício e as fogueiras.

No entanto, é preciso ter muito cuidado para que uma simples brincadeira não se torne um problema de saúde. De acordo com o clínico-geral da Vitalmed, Guilherme Lazzari, acidentes com fogo são bem recorrentes durante as festas juninas e os primeiros socorros após o acidente podem fazer toda a diferença.

Para o médico, muita gente não sabe como lidar com a situação e quais medidas corretas devem ser adotadas. “A primeira atitude a ser tomada é levar a vítima para a unidade de saúde mais próxima.

Caso não seja possível deslocá-la de imediato, é preciso ter muito cuidado com as soluções caseiras, que podem dificultar a avaliação médica ou, até mesmo, agravar a lesão. Passar manteiga no local, creme dental ou colocar gelo pode provocar sensação de alívio, mas são métodos contraindicados”, explica Lazzari.

Segundo o médico, o atendimento médico é crucial e fundamental, mas existem métodos paliativos, porém eficazes, que devem ser adotados.

“É importante afastar a vítima da fonte de calor, lavar a área afetada em água corrente e, se possível, envolver a área afetada com panos limpos. Em todos os casos, independente do grau da queimadura e do local atingido, é aconselhável ainda que os pacientes bebam muito líquido e mantenham os membros afetados elevados, para alívio da dor”.