Vacina contra covid-19 de Oxford é segura e induz imunidade em idosos, mostra estudo

0
GrupoSCosta-350x250px

Informações do Valor Investe

— Foto: Getty Images

A vacina contra a covid-19 que recebeu o nome de ChAdOx1 nCoV-19 (ou AZD1222), produzida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, se mostrou segura e com produção de “uma forte resposta imune” em idosos. A informação consta em um artigo publicado hoje (19) na revista científica “The Lancet”.

As respostas foram obtidas durante a fase 2 de testes, realizada com 560 voluntários, sendo 240 idosos com mais de 70 anos, 160 pessoas entre 18 e 55 anos e 160 com idade de 56 a 69 anos.

BahiaFArmShow-350x250px

Nessa fase dos estudos é identificado a segurança da vacina e sua capacidade de fazer com que o corpo humano crie resposta imunológica ao novo coronavírus. Segundo o artigo publicado na Lancet, a resposta imune da vacina foi semelhante entre o grupo de jovens e de idosos testados, mas seu nível de eficácia será divulgado apenas após a finalização da fase 3 dos testes.

Os efeitos adversos da vacina foram registrados mais entre jovens do que em idosos e os mais comuns foram dor no local da aplicação, dor de cabeça, febre, dor muscular e fadiga.