Ministério da Agricultura investiga novos casos suspeitos de gripe aviária no Brasil

0
Banner
Foto: PortalGov/Reprodução

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está apurando dois novos casos suspeitos de gripe aviária no Brasil: um em Montenegro (RS) e outro em Aguiarnópolis (TO). As investigações acontecem após a confirmação do primeiro foco da doença em uma propriedade de subsistência em Montenegro.

No Rio Grande do Sul, a nova suspeita está a menos de 3 km do foco inicial. O local já recebeu atenção da Defesa Agropecuária, e as amostras foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (SP), com resultado previsto até esta segunda-feira (19). Das 30 propriedades no raio de 3 km, 29 já foram vistoriadas. Na área de vigilância ampliada (até 7 km), 238 de 510 propriedades foram inspecionadas. A propriedade foco está em processo de desinfecção.

Em Tocantins, o caso em Aguiarnópolis apontou presença do vírus Influenza A, mas a avaliação preliminar indica baixa probabilidade de alta patogenicidade.

O Mapa destaca que investigações desse tipo são comuns em momentos de alerta sanitário e reforçam a eficiência do sistema de defesa agropecuária brasileiro.

A gripe aviária é altamente contagiosa entre aves e pode afetar humanos. O Mapa recomenda atenção aos sintomas e notificação imediata de qualquer suspeita. O consumo de carne de aves e ovos de granjas que seguem os protocolos sanitários continua seguro.

As autoridades seguem monitorando a situação para prevenir a disseminação da doença.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui