Furto de energia: Coelba recuperou 260 milhões de kW e prendeu 35 pessoas em 2019

0
GrupoSCosta-350x250px

A Coelba atingiu, no mês de novembro, a marca de 260 milhões de kilowatts de energia recuperada em 2019, por meio das operações de combate ao furto. Esse número representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a novembro, por meio da Operação Varredura, a companhia realizou 190 mil inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais e identificou e desativou 64 mil ligações clandestinas de energia elétrica.

O volume de energia desviado, neste período, por ligações clandestinas, o popular gato, é suficiente para abastecer os municípios de Feira de Santana e Camaçari, juntos, durante um ano (2,2 milhões de residências).

Fazendo um comparativo com a cidade de Salvador, os 260 milhões de kilowatts de energia recuperados pela Coelba são suficientes para  abastecer a capital baiana durante 25 dias.

Em todo estado, 35 pessoas foram presas em flagrante. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 116 ou no site da Coelba. *Bahia.ba