Via Ibahia
As buscas por um menino que desapareceu no Rio São Francisco, no norte da Bahia, chegam ao quarto dia neste sábado (5). O garoto, de 12 anos, pulou de uma estrutura de concreto para nadar no rio. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atua em Juazeiro e em outros municípios vizinhos banhados pelo ‘Velho Chico’, para tentar localizar o adolescente.
Josenilton Barbosa da Silva Júnior brincava com um grupo de amigos na região da orla nova na quarta-feira (2), quando sumiu. De acordo com testemunhas, após mergulhar ele ainda conseguir emergir na água duas vezes e pediu socorro. No entanto, depois disso, afundou e não foi mais visto.
Segundo os bombeiros, a área onde o garoto mergulhava tem cerca de sete metros de profundidade, em condições normais. No entanto, com o aumento recente da vazão da Barragem de Sobradinho por causa das chuvas, esse volume aumentou. A estimativa é de que o nível do rio tenha subido, ao menos, mais oito metros.
Por causa disso, a correnteza do rio São Francisco está mais forte. Esses fatores aumentam o risco de afogamento e ainda dificultam o trabalho dos cinco bombeiros que atuam na região.