Inmet alerta para tempestades em toda a Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Reprodução

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em formação sobre o território brasileiro deve voltar a trazer chuvas volumosas na Bahia. Dois alertas emitidos nesta segunda-feira (20), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), englobam todos os municípios do Estado.

O alerta mais severo, de cor laranja e grau de severidade de perigo, vale para toda a Região Oeste, e todo o Vale São Franciscano da Bahia.  Ele deve ser o primeiro de uma série que deve ocorrer nos próximos dias, caso as previsões dos institutos de meteorologia se confirmem.

BahiaFArmShow-350x250px

Além da Bahia, este alerta vale para os estados de Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além de áreas do Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e grande área do Amazonas. A validade termina às 10h desta terça-feira (21).

Nas áreas destacadas, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Apesar do alerta, as previsões dos modelos meteorológicos apontam que as chuvas devem ser mais brandas na Bahia neste início de semana, e devem ficar mais fortes e intensas a partir de quarta-feira (22). Para os próximos dez dias, o acumulado deve passar de 200 mm em muitas regiões.

A situação de maior alerta é para a Região Sul do Estado, onde ocorreram temporais devastadores há menos de duas semanas. Vários municípios ainda estão contabilizando e recuperando as perdas e muitas famílias ainda não puderam voltar para suas casas. Caso volte a chover de forma intensa na região, a preocupação é com a possibilidade de novos alagamentos ou deslizamentos de terra, e com a impossibilidade da continuação das obras de recuperação das áreas afetadas, principalmente pontes e estradas.

Em Itamaraju, um das cidades mais afetadas, choveu 42 mm entre o fim da noite deste domingo (19) e manhã desta segunda-feira. A Defesa Civil estadual está em alerta para ocorrências de novos transtornos em toda a região devido às previsões de chuvas volumosas nos próximos dias.

Em Vitória da Conquista, no Centro-Sul, o acumulado varia de 20 a 44 mm nos cinco pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

Instruções em casos de temporais

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Via Agência Sertão