Macaúbas e outros 12 municípios na Bahia enfretam epidemia de dengue

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Paulo Whitaker/Reuters

A Bahia está com 13 municípios em epidemia de dengue e oito em alerta. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8), após um levantamento feito no Sistema de Notificação de Agravos e Notificações (Sinan), da Secretaria de Saúde do estado (Sesab).

Os municípios conformados com epidemia de dengue são: Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú. Os municípios em alerta para epidemia são: Ibicoara, Tanque Novo, Mortugaba e Brejões. E os municípios sob risco são: Adustina, Chorrochó, Belo Campo e Anagé.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo o Sinan, entre o mês de janeiro até 6 fevereiro, a Bahia tem 4.068 casos notificados de dengue. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, se reuniu na quinta-feira (08) com prefeitos e gestores de 70 municípios em atenção.

“Tenho a percepção que estamos de mãos dadas com os gestores municipais. Não temos como trabalhar de forma isolada”, afirmou Roberta Santana, destacado que a equipe técnica da Sesab intensificou o trabalho de apoio e assistência técnica aos municípios.

As equipes de saúde do estado estão mobilizando a comunidade, distribuindo materiais informativos e intensificando campanhas de conscientização. De acordo com a titular da pasta, as ações de combate ao vetor da dengue iniciadas em 2023 contribuíram para fazer com que a Bahia tenha apresentado redução de 11,8% no número de casos, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

A Bahia aguarda o envio de uma remessa da vacina contra a dengue, que deve acontecer em breve. O Ministério da Saúde detalha a estratégia de distribuição das vacinas nesta sexta-feira (9). Inicialmente, o público-alvo será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.