Polícia Federal faz operação em quatro cidades baianas contra esquema de fraude bancária

0
GrupoSCosta-350x250px

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Assépticos, que investiga a atuação de um grupo de servidores, despachantes e funcionários de instituições bancárias que participavam de um esquema de alteração de contratos sociais para a aquisição de empréstimos. Os prejuízos ultrapassam os R$ 10 milhões.

De acordo com a polícia, são 100 agentes nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Santa Bárbara e Catu, que cumprem 8 mandados de prisão preventiva, além de 28 de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Feira de Santana.

BahiaFArmShow-350x250px

O modus operandi da quadrilha era a alteração de documentos e contratos firmados com instituições financeiras, o que possibilitou a realização de empréstimos que nunca eram quitados.

A Assépticos acontece após delações e coleta de provas decorrentes da Operação Ali Babá, deflagrada em 2016 e que também desarticulou uma quadrilha que fraudava contratos com a Caixa Econômica Federal e outros bancos.

O grupo é acusado de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, além de crimes contra o sistema financeira a lavagem de dinheiro.

Além da Bahia, há também cumprimento de mandados em Fortaleza (CE). Informações do BNews.