Polícia Técnica iniciará coleta de DNA dos familiares de pessoas desaparecidas

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Alberto Maraux/SSP

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) iniciará na próxima segunda-feira, 14, às 10h, a coleta de DNA dos parentes de pessoas desaparecidas para inclusão no Banco de Perfis Genéticos.

A ação ocorrerá no auditório da sede da unidade, na Avenida Centenário, em Salvador, e integra um projeto nacional para comparar o material genético com as amostras de corpos não identificados ou ossadas.

Uma das representantes do DPT no Comitê Gestor do Projeto, a perita criminal Tânia Gesteira explica que, se um corpo for encontrado na Bahia e seus parentes realizarem as coletas no Rio de Janeiro, por exemplo, o Banco vai apontar a confirmação do parentesco. “A grande vantagem do Banco de Perfis é justamente localizar as famílias dos corpos que nós não temos nenhum indício de identificação”, afirmou.

As primeiras famílias cujo material genético será coletado na Bahia são aquelas já cadastradas na Coordenação de Antropologia Forense.

“Entendemos a importância de participar deste projeto que visa devolver às famílias um pouco de paz e propiciar à justiça a materialidade da prova pericial”, declarou o diretor da Polícia Técnica, Edson Reis.

As famílias com cadastro na Coordenação de Antropologia Forense devem entrar em contato com o número (71) 3116-8622 para agendamento das coletas.