Rio São Francisco: Barragem de Sobradinho beira 90% do volume útil

0
GrupoSCosta-350x250px
O Aproveitamento Hidrelétrico de Sobradinho está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 498.968 km2 – FOTO: GLAUCO UMBELINO/DIVULGAÇÃO/CHESF

Aproveitamento Hidrelétrico de Sobradinho, localizada na Bahia e instalada no rio São Francisco, a cerca de 40 km de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começou o final desta semana (18 de abril) beirando 90% da sua capacidade, de acordo com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

A previsão da Chesf é de que o volume útil do reservatório atinja 87,64% neste sábado (18) e 88,11% neste domingo (19). Quanto a defluência, que é a quantidade de água liberada, está com vazão de 1.600m³/s (metros cúbicos por segundo). Regularmente, a vazão é de 2.060 m³/s.

De acordo com o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin, a causa do aumento de volume foram as chuvas deste último período úmido. “Desse último ciclo, que começou em novembro de 2019 e está encerrando em maio de 2020, nós não podemos reclamar, foi um período de muita chuva, o que possibilitou acumulação”, destacou. A última vez que o reservatório ultrapassou 80% foi em 2012.

No dia 1º, a usina hidrelétrica de Sobradinho começou a operar pela primeira vez sem limite máximo para vazão de água liberada em um mês de abril desde 2013. No último mês, também foi a primeira vez que o maior reservatório da bacia do rio São Francisco entrou na faixa de operação Normal — quando o volume útil está entre 60% e 100% — desde 1º de maio de 2019, quando as atuais regras operativas das barragens das principais hidrelétricas da bacia entraram em vigor. Em 31 de março, a barragem acumulava 73,98% de seu volume útil.

A resolução nº 2.081/2017 da Agência Nacional de Águas (ANA) diz que Sobradinho tem três faixas de operação: Normal (quando o volume útil está acima de 60% até 100%); Atenção (acima de 20% até 60%); e Restrição (até 20%). Na faixa de operação Normal, a defluência mínima média diária é de 1.100 m³/s na hidrelétrica de Xingó (AL/SE) e de 800 m³/s em Sobradinho. Ambos os reservatórios ficam liberados de um teto para liberação de água.

No início da semana, em alguns locais como a Ilha do Rodeadouro e a Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), moradores relataram ao NE10 interior que os balneários já estavam cobertos pelas águas do Velho Chico.

O ambientalista Victor Flores comemora as boas notícias: “Isso tudo traz uma satisfação enorme para o nordestino, para o povo do semiárido, para ver o rio cheio novamente”. Para ele, porém, é preciso ficar alerta com relação à qualidade da água que está chegando em Três Marias, já que o rio de lá é um dos principais afluentes do São Francisco.

Barragem de Sobradinho

O Aproveitamento Hidrelétrico de Sobradinho está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 498.968 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente na Serra da Canastra em Minas Gerais, até sua foz em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.

A Usina está posicionada no rio São Francisco a 748 km de sua foz, possuindo, além da função de geração de energia elétrica, a de principal fonte de regularização dos recursos hídricos da região, segundo a Chesf.

O reservatório de Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d’água de 4.214 km2 e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos em sua cota nominal de 392,50 m, constituindo-se no maior lago artificial do mundo, garantindo assim, através de uma depleção de até 12 m, juntamente com o reservatório de Três Marias/CEMIG, uma vazão regularizada de 2.060 m3/s nos períodos de estiagem, permitindo a operação de todas as usinas da Chesf situadas ao longo do Rio São Francisco.

Rio São Francisco

O Velho Chico nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km. O curso d’água passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O São Francisco é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco. Informações do JC.ne10.uol/Katarina Moraes