Rui Costa: ‘Pobres não verão a cor da vacina’ se for vendida para empresas privadas

0
GrupoSCosta-350x250px

Por Bahia.ba

De acordo com o governador Rui Costa (PT), “os pobres não verão a cor da vacina” contra o novo coronavírus se os imunizantes começarem a ser vendidos para empresas privadas. Em entrevista à Rádio CBN, nesta terça-feira (26), ele pontuou que o Brasil tem “uma história de acesso público” às vacinas.

Conforme o petista, algumas farmacêuticas já se posicionaram contra a venda de imunizantes para o setor privado, como é o caso da AstraZeneca, que produz uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford. Para Rui, caso a autorização seja dada no Brasil, o país terá dificuldade para adquirir imunizantes, uma vez que outras nações passarão a adotar medidas para impedir a venda privada.

Outro ponto abordado pelo governador, será a alta no preço dos imunizantes. “Hoje só quem compram são os governos, quando a iniciativa privada começar a comprar, alguns países vão tomar medidas restritivas de exportação e o preço vai explodir”, afirmou.

“Se isso virar moda, nós deixaremos de receber vacinas, porque os países adotarão medidas de impedir a venda. (…) É um erro grave se o Brasil permitir isso”, pontuou.