Taxa de crescimento de óbitos por coronavírus cai na Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Reprodução/Twitter

A taxa de crescimento de óbitos pelo novo coronavírus tem apresentado queda significativa na Bahia desde que começou o mês de junho. Até sexta-feira (12), o índice se mantinha abaixo de 4%, o que gerou comemorações por parte do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Neste sábado (13), em seu perfil no Twitter, ele disse que a redução evidencia que o sistema de saúde do estado “está sendo capaz de absorver a demanda”. “Nossa sociedade, governos, imprensa, empresariado e o povo, estão de parabéns. Juntos com @costa_rui [governador da Bahia, Rui Costa] conseguimos esmagar a curva”, escreveu.

O objetivo agora, segundo Vilas-Boas, é conseguir achatar a curva de crescimento do número totais de casos positivos, o que possibilitaria iniciar a retomada das atividades com maior tranquilidade. Ele apresentou gráficos, que podem ser vistos abaixo, detalhando os dados no estado.

BahiaFArmShow-350x250px

“No segundo gráfico podemos ver um platô no número absoluto de óbitos, por duas semanas, enquanto o número total de casos vem subindo, resultando no gráfico 1, queda da letalidade. Próxima meta: parar de crescer casos totais e iniciar nossa recuperação”, explicou.

Para garantir a manutenção do atendimento a pacientes infectados no interior da Bahia, o secretário embarcou na manha deste sábado para o município de Teixeira de Freitas, onde irá inaugurar um hospital de campanha com 20 leitos de UTI.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a cidade é a oitava com maior número de casos positivos da doença: 477.

(Bahia.ba)