Temporal provoca deslizamentos de terra e alaga casas no interior da Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Divulgação, Ascom Prefeitura de Itabuna

Uma forte temporal atingiu o município de Itabuna, no sul da Bahia, na terça-feira (12), e causou deslizamento de terra, além de alagar ruas e imóveis. A chuva de cerca de 31,5 milímetros deixou um rastro de destruição em várias casas dos bairros Mangabinha e Novo Mangabinha.

A situação mais crítica foi em uma localidade popularmente conhecida como Casinhas da Bananeira. Uma enxurrada de lama e água desceu de uma obra de construção de um condomínio atingindo várias residências. De acordo com a prefeitura do município não houve registro de feridos, apesar dos graves danos materiais aos móveis e utensílios domésticos atingidos e que ficaram até 40 centímetros submersos.

De acordo com a Diretoria da Defesa Civil de Itabuna, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop), nove casas da Quadra M foram as mais atingidas pela lama e as águas das enxurradas, além de uma avenida com oito quitinetes na Rua Ubaldino Brandão, no Mangabinha. Também teve outro imóvel na Rua São José, que teve sua garagem invadida pela lama, danificando carros e motos.

Mais tarde, a prefeitura divulgou um balanço informando que 19 famílias foram afetadas com o temporal. Além disso, 47 áreas de alto risco começaram a ser monitoradas pela defesa civil da cidade.

Prevenção

A Diretoria da Defesa Civil da Sesop e os Bombeiros Militares (4º GBM) estiveram no local atendendo ao chamado dos moradores das áreas atingidas. O engenheiro Yuri Bandeira informou que o incidente ocorreu por conta da falta de um sistema de drenagem e muro de contenção da obra de construção do condomínio.

“Mas a empresa responsável está dando a assistência necessária às famílias prejudicadas e se comprometeu em agilizar a construção do sistema de canalização da água e do muro de contenção para que novos alagamentos e deslizamentos sejam evitados. Continuaremos acompanhando”, declarou.

A diretora da Defesa Civil, Elciane Reis, informou que nas últimas 24 horas três chamados foram atendidos pela unidade da Sesop. Sendo o de maior gravidade o das Casinhas da Bananeira. Segundo ela, a previsão é de mais chuva para os próximos dias em toda região Sul do Estado. (Bahia.ba)